acompanhamento da gestação

Acompanhamento da gestação online: como funciona este processo?

Atualmente a tecnologia está tão presente em nosso dia a dia que até o acompanhamento da gestação pode ser feito a partir de soluções digitais.

Isso mesmo, sistemas online oferecem para as gestantes mais conveniência durante todo o período de gravidez e no pós-parto.

Ou seja, a partir destas plataformas as gestantes conseguem manter contato com médicos que acompanham a saúde de mães e bebês, diminuindo custos para as empresas e também diminuindo riscos com deslocamentos.

Conhecido como pré-natal online, esse serviço tem caráter essencial. Afinal trata da nutrição, prevenção de doenças e outros aspectos que podem influenciar a boa gestação.

Certamente a internet é uma das fontes de informação ser encontrado facilmente. Mas a partir de uma plataforma de acompanhamento de gestação, os dados estão somados a um parecer médico ao vivo.

A importância do acompanhamento da gestação online

Em muitos casos o período crucial de uma gestação é o pré-natal. Principalmente pelos  diversos exames e consultas que fazem dessa etapa do processo de gravidez.

Além disso, a gestante deve fazer consultas regulares com um médico obstetra desde a confirmação da gravidez até o pós-parto.

Dessa forma, tanto antes quanto depois do nascimento do bebê, o médico tem acesso a todos os exames que ajudam a monitorar a gestação.

Existem outras vantagens que o acompanhamento da gestação online oferece e, por isso, listamos neste artigo outros aspectos deste serviço.

Resultados de exames

A partir do ambiente digital e de uma plataforma que ofereça a conexão direta entre gestantes e médicos, não é preciso estar presente fisicamente para obter os resultados de exames de rotina.

Diante da tecnologia disponível nas plataformas digitais, as consultas listadas abaixo acontecem no ambiente virtual, evitando que a gestante se desloque para uma consulta presencial durante a gravidez.

Porém, vale lembrar que este formato permite que os médicos possam dar as orientações de acompanhamento das futuras mamães.

Hemograma

Este exame é importante para detectar sintomas de anemia, por exemplo. Ele avalia hemácias, ou células vermelhas, células brancas e plaquetas.

Além disso, o hemograma pode capturar dados sobre possíveis infecções ou coagulação no sangue das gestantes.

Glicemia

Mesmo no ambiente digital, o acompanhamento da gestação inclui este exame para que o médico saiba o nível de glicose no sangue. 

Qualquer taxa diferente do normal pode ser um risco para a mãe e seu bebê. E, por isso, precisa estar controlada durante os nove meses.

Tipo sanguíneo

Mais um aspecto de grande importância para o acompanhamento da gestação é o tipo de sangue de ambos.

Dessas forma evita problemas de compatibilidade entre o sangue da gestante e o do feto, como fatores RH positivo ou negativo.

Como funciona o acompanhamento da gestação online?

Certamente trata-se de aspectos que podem ser monitorados durante todo o período de gestação.

O sistema da BellaMaterna, por exemplo, é uma ferramenta que oferece ainda informações educativas sobre assuntos relacionados ao parto, cuidados com o bebê, orientações sobre nutrição e medicamentos, entre outros conteúdos.

Uma das grandes vantagens da plataforma é oferecer agendamento das consultas e exames de maneira online.

Sem contar que estes sistemas evitam visitas desnecessárias aos hospitais, principalmente em um momento de pandemia como vivemos atualmente.

Para ser realmente diferenciado, a plataforma BellaMaterna reúne profissionais de saúde para oferecer apoio, informação e encaminhamento caso necessário.

A plataforma está disponível 24 horas por dia para dar suporte ao acompanhamento obstétrico, pediátrico e nutricional.

Além disso, as usuárias têm acesso ao seu histórico com todas as informações sobre sua gestação em forma de gráficos.

Quer ver de perto como esse sistema funciona? Clique aqui e confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *