37ª semana de gestação
A gestante
É a reta final! O bebê pode nascer essa semana, fique preparada. Pode haver uma melhora em relação a dores e respiração. Caso apareça algum corrimento vaginal intenso, informe ao médico.
As consultas pré-natais devem ser semanais com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando.
Contrações verdadeiras e o trabalho de parto
Em torno da 40a semana de gestação, o corpo da mulher costuma sinalizar que o pequeno está pronto para vir ao mundo. A principal mudança ocorre no ritmo das contrações uterinas, que se tornam mais frequentes e desconfortáveis. Vale lembrar que, desde o quinto mês, a grávida tem as chamadas contrações de Braxton- Hicks (contrações de treinamento), que são esporádicas, poucas vezes regulares, indolores mas incômodas e causam um leve endurecimento da barriga.
Diferentemente das de Braxton-Hicks, as contrações que marcam o início do trabalho de parto começam nas costas e se irradiam para a região inferior do útero. Além disso, elas são dolorosas, regulares e ocorrem em intervalos cada vez mais curtos — a cada dez minutos e, depois, a cada cinco, por exemplo. Quanto menores as pausas entre uma contração e outra, mais próximo está o nascimento.
contrações em 10 minutos: é definido que o trabalho de parto de fato começa quando o útero feminino se contrai pelo menos três vezes no espaço de dez minutos.
O trabalho de parto costuma ser demorado. Na primeira gestação, ele pode durar até 12 horas; na segunda ou terceira gravidez, entre seis e oito horas.
Por isso, nada de ansiedades, estamos falando de trabalho de parto e não de “férias” de parto, vai dar trabalho e pode demorar, mas garanto, vai valer à pena!!!
O bebê
Pronto para nascer a qualquer momento. Não há grandes mudanças nessa fase, o bebê apenas cresce e ganha peso. Provavelmente, ele estará medindo 42cm e pesando 2,95kg.
VOCÊ SABIA?
Na gravidez, o feto fica envolvido em uma membrana dentro do útero que contém um líquido produzido pelo corpo da mãe. Esse líquido protege o bebê de impactos e possíveis problemas com infecção e é nele que o bebê cresce e se desenvolve com a nutrição da placenta. Quando essa membrana se rompe, faz-se assim uma bolsa rota. E nessa fase isso poderá acontecer e pode ser um sinal de que seu bebê está chegando.
Leave a reply